Monday, March 21, 2016

O que é uma máquina virtual? E para que serve?

O que é uma máquina virtual? E para que serve?



O que é uma máquina virtual? Existem diversas definições, o que causa confusão em quem tenta entender o conceito.

Para aparentemente criar mais confusão, tanto o Java Virtual Machine como o CLR do .NET, o VMware e o Virtual PC para Windows (mas não para MacOS) são considerados máquinas virtuais. Além disso, existe um sistema operacional chamado Virtual Machine (VM), que roda em máquinas IBM mainframes.

Nota: neste artigo, vamos deixar de lado as VMs para execução de programas em determinadas linguagens, como o JVM e o .NET CLR.

Podemos (fazendo uma definição rasteira) dizer que uma máquina virtual (VM):

    é uma máquina abstrata; o JVM, o .NET CLR e o VMware são máquinas abstratas, ao contrário da emulação, que tenta ser o mais próximo possível da realidade emulada.
    permite que uma máquina real seja particionada de tal modo que diversos sistemas operacionais possam ser executados ao mesmo tempo.

O que é uma máquina virtual? E para que serve?


Mas afinal, para que serve uma VM? Os dois usos mais populares certamente são:

    Consolidação de servidores; em vez de diversos servidores fisicamente diferentes, basta uma máquina com diversas VMs. Não é por acaso que VMs são populares entre empresas de hosting.
    Teste para outros sistemas operacionais; uma VM pode ser utilizada, por exemplo, por um programador como máquina de teste para seu programa.

Máquinas virtuais - como mostra a existência do sistema operacional VM - sempre foram populares em mainframes, por exemplo o Linux em S/390 - ou zSeries, como queiram - pode rodar dentro de uma VM do sistema operacional VM. Mas em PCs não eram tão populares até há pouco tempo.

No comments:

Post a Comment